Petição dirigida à Câmara dos Deputados

JOSÉ DE ANCHIETA: PATRONO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL

14.468 personnes ont signé. Aidez-nous à augmenter ce nombre 20.000 signatures.

JOSÉ DE ANCHIETA: PATRONO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL

A Presidente Dilma Rousseff em 13 de abril de 2012 sancionou a Lei Nº 12.612 que declara Paulo Freire “Patrono” da Educação Brasileira. O termo “patrono” designa aquele que luta e/ou defende uma causa. Paulo Freire tem como principal obra o livro “Pedagogia do Oprimido”, tendo atuado na área da pedagogia entre as décadas de 60 e 90. O resultado dos principais índices que avaliam o ensino e a aprendizagem mostram que o Brasil se encontra dentre os últimos colocados em todo o mundo. Na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado em 2015, o país apresentou queda de pontuação nas três áreas avaliadas. De 70 países avaliados, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, 59ª posição em leitura e 66ª posição em matemática. De 31 países analisados, entre 1909 e 2013, o Brasil é o único que teve uma queda no QI (Quociente de Inteligência).

Diante desses fatos aberrantes, o CENTRO ANCHIETA convoca a sociedade civil a SE MANIFESTAR EM DEFESA DA VERDADE HISTÓRICA por meio desse abaixo-assinado a fim de que o posto de patrono da educação brasileira seja ocupado por quem o merece DE FATO e DE DIREITO: JOSÉ DE ANCHIETA!

A História de José de Anchieta confunde-se com a fundação das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; por que não de todo o Brasil? Pouco tempo após sua chegada, cria em São Paulo um colégio para nativos e colonos: o Colégio de São Paulo. Dirige, posteriormente, o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro e de Vitória. O incansável educador atravessava vastas porções de terra a pé para levar civilidade e cultura ao povo brasileiro que se formava. Foi o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta. Foi o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas. É o patrono da cadeira de número um da Academia Brasileira de Música.

ASSINE ESSE MANIFESTO! A EDUCAÇÃO DO BRASIL PRECISA DE VOCÊ!

Signez cette pétition maintenant!

Merci de choisir une option:
Nous traitons vos renseignements personnelles conformément à notre Politique d’utilisation des données et à nos Conditions d'utilisation.En signant, vous acceptez les Conditions d'utilisation et la Politique de confidentialité de CitizenGO et vous acceptez de recevoir des e-mails occasionnels concernant nos campagnes. Vous pouvez vous désinscrire à tout moment.

São José de Anchieta é o verdadeiro patrono de nossa educação

Por meio deste manifesto, demonstramos nosso apoio à iniciativa que tem por objetivo instituir São José de Anchieta como Patrono da Educação Brasileira.

Depois de abandonar a possibilidade de uma carreira brilhante na Europa, deixar tudo e vir para o Brasil ainda muito jovem, Anchieta dedicou toda a sua vida para educar nossos antepassados. Não poupou esforços nem sacrifícios. Utilizou os mais diversos recursos pedagógicos para transmitir não só o Evangelho, mas também as bases de uma boa educação.

Salutations,
[Votre Nom]

JOSÉ DE ANCHIETA: PATRONO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL

Signez cette pétition maintenant!

14.468 personnes ont signé. Aidez-nous à augmenter ce nombre 20.000 signatures.